Poesia

Compromisso

Recentemente li o livro Para Sempre (Kim Carpenter, Editora Novo Conceito) e fiquei maravilhada com a história, baseada em fatos reais.

O livro conta sobre um amor que resultou em casamento. Até aí, nada de mais. No entanto, uma fatalidade muda tudo, desfazendo planos e sonhos para o jovem casal, pois um grave acidente faz com que a esposa perca a memória, inclusive, fazendo com que se esqueça de que um dia se apaixonou e se casou.

Então, começa o drama para o “mocinho”. Apesar de toda a dor de ser desprezado, ele decide reconquistá-la, lutando assim pelo seu casamento.

E ao ouvir essa história, alguns diriam: isso é amor. E eu completaria: isso é amor e compromisso.

Pois muitas vezes o nosso desejo é desistir e talvez a forma mais fácil de lidar com o problema seja isso mesmo. Mas se nos lembrarmos do compromisso que fizemos um dia, teremos a oportunidade de renovar as forças e seguir em frente.

E não falo só do compromisso de casamento não. Afinal, nossa vida é cheia de compromissos que fazemos com Deus, com os outros e com nós mesmos.

Tem a ligação que você se compromete em dar, mas acaba deixando para lá. Ou o compromisso que faz com seu marido de poupar dinheiro para a compra da casa própria, mas quando vê, já não faz mais tanta força assim para guardar. Compromisso de se alimentar melhor, de fazer mais exercícios físicos, de ser pontual e de cuidar dos seus valores.

Fazendo um balanço da minha vida, posso citar de cor os compromissos que fiz ao longo dos últimos anos, mas que não honrei. Mas, em vez de me conformar, resolvi renovar tais compromissos. E me empenhar para cumpri-los. Isso fará bem para mim e para aqueles que acreditaram em mim.

Bem, pesquisando por aqui, descobri que a palavra “compromisso” deriva da palavra “promessa”. E talvez se olharmos dessa forma, conseguiremos levar mais a sério as nossas palavras e decisões. As que dizemos para os outros (independente de testemunhas ou não) e as que dizemos para nós mesmos.

*Texto meu também publicado em Mais Viver Unimed Paulistana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s